Perguntas e Respostas Freqüentes - Ortodontia

01

Em média, quanto tempo dura o tratamento Ortodôntico?

Normalmente dura em torno de doze a vinte e quatro meses, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação.

02

Problemas ortodônticos são hereditários?

Os problemas ortodônticos podem ser de ordem hereditária assim como podem também ser causados por outros fatores tais como: sucção não nutritiva (chupar dedos, chupeta, etc.), morder objetos, roer unhas, ausência de aleitamento materno, problemas respiratórios e perdas de dentes.

03

04

05

Pode-se mascar chicletes de aparelho?

Mas falando de alimentação, há também alguns alimentos que podem quebrar ou descolar seu aparelho. Desistir de alguns hábitos como mascar chicletes enquanto você estiver usando aparelho não será difícil, uma vez que você perceberá que há vários alimentos que você gosta e que são permitidos. E mais, você pode comer a maioria das coisas que você gosta se cortá-las sempre em pequenos pedaços que podem ser facilmente mastigados.

É importante seguir algumas regras sobre alimentos como:

  • Não comer alimentos duros ou difíceis de morder, como uma maçã inteira, corte-a em pedaços.

  • Evite ao máximo pipoca.

  • Frutas com caroço como pêssego e ameixa você poderá comer, apenas remova o caroço antes.

  • Não mastigar caramelos ou balas tipo toffler .

  • Não mastigar chiclete.

  • Não mastigar gelo.

  • Não comer milho verde na espiga ou castanha.

  • Não comer cenoura crua inteira ou torradas duras

06

É verdade que o aparelho ortodôntico fixo mancha os dentes?

​Não, o que mancha os dentes é a falta da remoção da placa bacteriana que fica ao redor dos bráquetes durante o tratamento. A placa bacteriana que não for removida até 15 minutos após a alimentação começará a infiltrar por baixo da base do bráquete causando assim progressivamente uma descalcificação do esmalte.

07

Adultos podem fazer tratamentos ortodônticos?​

Sim, hoje em dia o atendimento e tratamento de pacientes adultos para tratamento ortodôntico é cada vez maior graças ao avanço da tecnologia dos materiais e conhecimento técnico-científicos.

08

Qual a melhor idade para levar ao ortodontista?

A primeira consulta para uma avaliação do ortodontista deve ser feita quando a criança tiver por volta de 6 anos, época em que nascem os primeiros molares permanentes. Porém, em casos com alterações esqueléticas, esta avaliação pode e deve ser feita antes mesmo dos 6 anos.

O uso de aparelho ortodôntico trata DTM e Bruxismo?

Sim, o tratamento de DTM e Bruxismo deve ser abordado de forma multidisciplinar já que é um problema multi-fatorial e o uso de aparelho ortodôntico pode ser um dos tratamentos indicados.

Quanto custa um tratamento ortodontico?

Existem muitos tipos, técnicas e filosofias de tratamentos ortodônticos, assim como também existem várias alterações e má oclusões que necessitam de tratamento, porém cada correção deve ser individualizada e criteriosamente planejada, variando o tempo e o custo do mesmo. O mais importante é procurar o tratamento com profissional especialista na área.

Av. Conselheiro Nébias, 580 cj 21 - Boqueirão

Santos - SP
(13) 3232 1720

(13) 991 575 748

  • Facebook

Ortodontista em Santos - Especialista em DTM, Ronco e Apnéia do sono e Aparelhos Ortodônticos  - Copyright 2014 Clínica de Ortodontia Benedecti